Quando iniciou os primeiros estudos em pulverização, o objetivo naquele momento era aumentar o rendimento operacional e diminuir perdas nas aplicações.

Nunca se passou pela cabeça a dimensão e a tamanha responsabilidade que essa atividade lhe colocaria em prol da sociedade e da agricultura sustentável. Durante mais de uma década de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, Todescatto que é o pesquisador e diretor da Difere Consultoria, sempre defendeu incansavelmente o uso da tecnologia de baixo volume nas pulverizações agrícolas, afirmando com grande convicção que é possível produzir alimentos com menor impacto, buscando sempre o uso sustentável do sistema com o compromisso de preservar a água e o meio ambiente para as futuras gerações para entregar uma pulverização segura e eficiente, ao utilizar a tecnologia de baixo volume.

Todescatto afirma que foi necessário buscar muito conhecimento, entender o conceito do ato de pulverizar, as características fisiológicas das plantas – sejam elas culturas comerciais ou ervas daninhas, tipo de alimentação e comportamento das pragas e, ainda, ciclo e estrutura dos fungos.

O pesquisador e diretor da Difere salienta aos produtores e a todos os colegas de profissão, que a pulverização com baixo volume é uma tecnologia que requer muito conhecimento, anos de pesquisa, consultoria especializada e treinamento dos operadores e de todos os indivíduos que fazem parte desta atividade na fazenda.

Se utilizada de forma errônea e sem base de dados, pode trazer grandes prejuízos e danos econômicos às culturas e a propriedade. “Muitos técnicos e agricultores tem resistência e desconfiança ao uso da tecnologia de baixo volume nas pulverizações. Eu entendo esse desconforto, até porque os conhecimentos científicos de tecnologia de aplicação em nosso país são poucos. Também aconselho aos produtores não iniciarem essa prática nas fazendas com tecnologias desconhecidas. Sugiro que primeiramente conheçam a fundo a empresa e seu trabalho a nível de campo”, afirma Todescatto.

Sendo toda sua vida profissional neste segmento da agricultura, após analisar e concluir que a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e afins é uma das atividades de maior desperdício na agricultura, tanto em energia quanto em produto químico, Todescatto fundou a Difere Consultoria.

A Difere é a única consultoria a nível mundial especializada em tecnologia de aplicação com baixo volume. No ano de 2002 nasceram suas próprias tecnologias: Tecnologia DBV (terrestre) e Air Force (aérea). É a única empresa a nível mundial a ter seu próprio bico e aditivos para a pulverização.

Facebook: https://www.facebook.com/difereconsultoria/

Contato: Jeferson Bendo – 094.9207.8309